Teses de doutorandos e dissertações de mestrandos em Ciência Jurídica trarão temas sociais regionais

Durante os dias 15, 16 e 17 de maio deste ano, aconteceram as aulas das turmas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional, as quais fazem parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ), na Faculdade Católica de Rondônia (FCR), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A Profª. Dra. Natammy Luana de Aguiar Bonissoni, acompanhada do coordenador do PPCJ da Univali, Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz, foram os facilitadores nas duas turmas. O tema do módulo foi "Teoria do Estado e da Constituição". De acordo com Natammy Luana, "a abordagem leva em conta as necessidades dos novos pesquisadores e doutores conseguirem compreender a formação e desenvolvimento do Estado para apresentarem possíveis respostas para os novos desdobramentos dele [o Estado]".

A oportunidade de lecionar no PPCJ na Amazônia favoreceu uma mudança na perspectiva sobre o Meio Ambiente. "Mudou completamente a partir da de conversas que eu tive aqui. A realidade local é de extração não somente mineral, mas também de diamantes, de população ribeirinha, tribos indígenas e hidrelétricas, que é uma realidade que nós não temos no Sul", disse Natammy Luana.

Para a facilitadora, o contato e, em específico, a parceria com a FCR mudou a sua mentalidade com relação ao tema, sobretudo a Sustentabilidade e as especificidades da região, principalmente sobre a temática desenvolvida durante todo o Programa [PPCJ]. "(...) Agora vou enxergar certos temas com uma sensibilidade muito maior e dando mais atenção a outros. Na prática, trabalho diariamente com certas minorias que, em Santa Catarina (SC), nós não temos contato", exemplificou a professora.

DIFERENCIAL NOS TRABALHOS

"Em SC, o nosso público é bem semelhante ao que temos aqui. Entretanto, chamam a atenção as propostas de teses dos alunos. Boa parte deles estão apresentando temas relacionados à realidade prática e de vivência de cada um deles. O diferencial dos trabalhos aqui de Rondônia é que trarão temas sociais regionais, diferentes e de grande valor. Esperamos que, ao serem publicados, possam causar um impacto com diferencial", finalizou a Dra. Natammy Luana.