Os desafios da Saúde no combate a Diabetes e Hipertensão são debatidos em seminário

Nesta terça-feira (13/11), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu um seminário de atualização sobre os cuidados com o Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial, com o tema ‘Fortalecendo os Desafios na Promoção e Prevenção da Saúde’.

O evento aconteceu no auditório do Ministério Público de Rondônia e reuniu Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros, técnicos e cuidadores especiais. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasine, a Prefeitura tem realizado vários investimentos em capacitação e Educação Continuada e Permanente a todos os servidores do Departamento de Atenção Básica.

A coordenadora do Programa Hiperdia, Ivaneide Neves, explicou que, através desse programa (Hiperdia), a Semusa realiza o cadastramento de portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus na atenção básica. O Programa já cadastrou 2.692 pacientes insulinodependentes. “Esses pacientes são monitorados e recebem acompanhamento de equipes cuidadoras nas unidades básicas de saúde”, explicou a Ivaneide Neves.

Data comemorativa

O Seminário foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quarta-feira (14/11), como forma de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e controle do diabetes e seus riscos.