Congresso Amazônico de Direito e Economia encerra hoje com o apoio da Faculdade Católica

Iniciou no último dia 13 de junho e encerrou nasexta-feira (14), o I Congresso Amazônico de Direito e Economia, em Porto Velho. A Faculdade Católica de Rondônia (FCR) é parceira do evento, organizado pela Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). O Congresso, dividido em vários painéis envolvendo o tema central, ocorre no Teatro Guaporé. 

O professor e coordenador do curso de Direito da FCR, Pedro Abib, declarou que, é um evento extremamente relevante para o nosso município e Estado. "A FCR apoia, como qualquer outro evento acadêmico e científico por ser uma missão da Instituição. Para nós é fundamental estimular e fomentar o debate, assim como a pesquisa no estado de Rondônia".

Abib ressaltou que a Faculdade Católica sempre está aberta a outras propostas, a exemplo desta abordagem na área do Direito.

Temáticas abordadas 

Na manhã de hoje (14), a Roda de Conversa "Análise Econômica da Reforma Trabalhista", contou com a participação do docente da FCR, advogado Vinicius Assis e Antônio Cezar (juiz do Trabalho-TRT14). Logo em seguida, o tema foi "Análise Econômica da Litigância", com a contribuição do advogado e professor da FCR, Vinicius Lemos.

Já no período vespertino, a advogada e professora Marta Salib, da FCR, foi a mediadora da Roda de Conversa com o tema "Tragédias Ambientais e os instrumentos de controle dos recursos naturais: uma análise juseconômica", com a participação do coordenador e professor do curso de Direito da FCR, Pedro Abib e do advogado e Profº. Cláudio Ramos (FCR).

Outra Roda de Conversa teve a mediação do professor e advogado Edson Pontes Pinto (FCR), com os participantes Daniel Becker, advogado (UERJ), da Profª Carolina Yukari Watanabi (Unir/USP) e Fábio Santos (procurador de Rondônia). O assunto abordado foi "Repercussões Jurídico-Econômicas da Tecnologia no Direito".

O fechamento do congresso, ocorre a partir das 20h30min, com o tema "Keynote Speaker: La integración vertical de la delincuencia organizada: un enfoque de derecho y economía a sus causas y consecuencias". A abordagem foi proferida por Edguardo Buscaglia (Columbia University - Nova York e Universitá di Torino - Itália). Os debatedores são o Prof. Edson Pontes Pinto, advogado e prof. da FCR, e o Prof. Cássio Souza, procurador de Rondônia e prof. da FCR.